Resenha: Garotas de Vidro – Laurie Halse Anderson

download Eu nem sei por onde ou como começar a falar sobre esse livro. Garotas de Vidro é um livro intoxicante, pesado e muito triste. Pelo menos comigo foi assim; me senti absurdamente mal durante a leitura. Ele te faz refletir e ficar pensando em milhões de coisas ao mesmo tempo. Não é uma leitura leve, mas isso não significa que o livro não seja bom.

Garotas de Vidro conta a história da Lia. Vou dar um copiar/colar aqui porque realmente não consegui resumir. Então, como define o skoob: “Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.”

Eu sabia que não ia ser uma leitura leve ou alegre. Garotas de vidro é um tapa na cara; ele te faz sentir dos mais diversos sentimentos (ruins), te joga no chão e da uma pisadinha só pra garantir. Como a personagem principal sofre de vários problemas psicológicos e está completamente mergulhada em transtornos alimentares e depressão, a narrativa por muitas vezes incomoda. Da vontade de entrar no livro e fazer com que ela procure ajuda, e parece algo tão claro a ser feito! Só que a cabeça da Lia funciona de um jeito um pouco diferente. Na própria visão, ela não precisa de ajuda.

Lia conta cada caloria que ingere, Lia se vê estúpida, gorda e ridícula. Se olha no espelho e se sente uma baleia, quando claramente (para nós) não é. Sabemos de cada detalhe, porque não é a autora que nos conta estas coisas: vivemos junto da protagonista durante o desenrolar da história. Essa é realmente a sensação que a leitura passa. Nunca vi um livro que transmita com tanta clareza e principalmente de forma tão realista problemas psicológicos.

Não foi uma leitura rápida, porque perdi muito o ânimo. Ler me deixava triste e agoniada, e ninguém gosta de se sentir assim né? Mas quando eu sentava e me colocava a ler, não tinha como ler só um pouquinho. Ele te prende e a curiosidade sempre faz com que se leia um pouquinho mais. Será que no próximo capítulo as coisas começam a dar certo? Meu Deus, que agonia. Claro que é preciso deixar claro que muitas vezes o que me aflige e perturba, não vai ser tão ruim pra outra pessoa. Cada um é cada um.

Apesar de triste e tóxico, o final deixa claro o quanto é importante não perdermos a esperança: como leitora, eu via as páginas acabando e pensava apenas em um fim possível. O livro em si passa uma mensagem importante sobre como problemas psicológicos são muito sérios, e devem ser levados a sério. Ah, e claro. Não é porque é um livro pesado, que seja um livro ruim! Muito pelo contrário: virei fã da autora por conseguir mexer tanto assim com meus sentimentos, e por escrever tão bem. O enredo é muito bem escrito e amarrado. Ok, um detalhe aqui e outro lá talvez deixem a desejar ou tenham ficado sem sentido, mas nada demais.

Lia, espero que você esteja melhor agora.

                                                               ★★★★☆

Não existe cura mágica, nem como fazer tudo desaparecer para sempre.
Existem apenas pequenos passos adiantes;
um dia mais fácil, uma risada inesperada,um espelho que não importa mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s