Resenha: Azeitona – Bruno Miranda

downloadHoje vim falar sobre mais um livro nacional! Fico muito feliz de poder falar sobre ele, porque acompanho o canal do Bruno no youtube desde anosss atrás quando ele resenhava livros no minha estante. Quando vi que ele ia lançar o livro, fiquei feliz como se fosse um amigo meu realizando seu sonho. E sabendo que se trata de um livro de estreia, os elogios que tenho pra fazer só aumentam.

A história de Azeitona é sobre dois adolescentes: o Ian e a Emilía. O Ian foi criado pela irmã e quer retribuir a ela de alguma forma, tudo que ela fez por ele. A Emilia não quer retribuir nada; ela só quer ir embora de casa, por causa do relacionamento conturbado que mantém com a mãe. A solução que eles encontram é entrar em um reality em rede nacional, que conta a história de jovens pais. O fato deles não serem um casal e ela não estar grávida parece ser só um detalhe pra eles.

Me apaixonei logo de cara por achar a ideia super original. E, pela primeira vez, não tenho nenhum ponto negativo pra ressaltar! A trama foi bem construída e o ritmo não deixava se tornar uma história cansativa. Cada página parecia trazer novas coisas a serem pensadas e apresentava novos sentimentos. Fiquei triste e feliz diversas vezes durante a leitura, porque ele brinca com o leitor: te faz pensar algo pra depois não ser bem assim. Chegando perto do final, eu já estava desesperada sem conseguir ver como o livro ia terminar, e o autor achou uma saída que eu só vejo um jeito de descrever: brilhante.

Quem já viu os vídeos do canal do Bruno, o Bubarim, sabe que o menino tem talento com o humor. No livro não poderia ser diferente; sabe aquelas frases que não são piadas, mas te fazem rir? Elas estão bem presentes na narrativa, e na medida certa. Não é de menos, e nem demais. Ele realmente soube colocar as coisas em seu lugar.

Também acho importante falar que adorei a forma sútil como certos temas, que vem dando o que falar, foram colocados na trama. Por exemplo, a definição de família, aborto e relacionamentos abusivos. O autor soube muito bem encaixar as coisas pra que não se tornassem cansativas, e mostra como as pessoas podem ser manipuladas.

Foi uma leitura leve e gostosa, que termina e te deixa feliz. Vale muito a pena sim ler esse livro que é a coisa mais lindinha. Não poderia ser diferente né? Parabéns Ian e Emilia, vocês me fizeram torcer e sonhar, e ganharam as primeiras 5 estrelas do blog ❤

                                                         ★★★★★

Enquanto você tentar se completar com qualquer outra coisa que não seja amor de verdade, você só vai inflar como um balão de festa; quanto mais cheia, mais frágil.

Deixe um comentário

